2a. Igreja Presbiteriana do Brasil de Dracena

Seja bem vindo! Graça e Paz!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

RELIGIOSIDADE E DEUS

Muita coisa tem sido feita em nome de Deus. Tem sido feito muita coisa boa. Mas também são cometidos equívocos, atitudes reprováveis, às vezes gravíssimas, destrutivas. Tudo isso faz Deus chorar...
Em nome de Deus “se morre, se mata”, como diz o poeta Raimundo Fagner em uma de suas músicas. Fique claro, porém: “em nome de Deus”, não pela vontade de Deus.
O problema é a religiosidade sem intimidade com Deus. Jesus fala em João 10.10 que veio para dar vida em abundância. Deus valoriza a vida e certamente não aprova atitudes criminosas, violentas. Ele não usa os fins para justificar os meios. O SENHOR não faz gol de mão (lembra do Maradona?).
A religiosidade é o mero conhecimento da letra das Escrituras, mas desprovido de amor. Ao contrário do que muitos pensam, a religiosidade afasta o homem de Deus. Isso acontece porque o homem pensa que freqüentando uma igreja em determinado dia, hora e lugar, repetindo clichês e jargões, enfim, cumprindo as demandas de uma instituição religiosa, é o suficiente. Já fez a “média’ com Deus e Ele tem a obrigação de abençoá-lo.
Mas não é isso o que o SENHOR espera de nós. Ele se agrada do culto que acontece no coração. Espera verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade (João 4.24). E a verdadeira adoração pode acontecer tanto num templo suntuoso, como debaixo de um pé de árvore (creio que neste último é até mais fácil acontecer a adoração esperada por Deus).
O sonho de Jesus (que é Deus) no capítulo 17 de João é que Seu povo viva em unidade, unido pelos laços do amor revelado na cruz. Quando isso acontece, formas de culto, agenda de instituições religiosas, etc. adquirem caráter secundário. Deus é O Pai perfeito que quer se relacionar, proteger, orientar, sustentar, cuidar de Seus filhos. Portanto, é hora de refletirmos a respeito de nossa espiritualidade e assim a frieza destrutiva do ritualismo dará lugar à graça que aquecerá nossos corações nos capacitando a amá-Lo e a amarmos uns aos outros. Só assim poderemos agir construtivamente em nome e na vontade do SENHOR. E daremos motivos para Deus sorrir! Que Ele o abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário